Por: Redação NL | Publicado em 26 de agosto de 2022

Compartilhe

 Em média, foram gastos aproximadamente R$ 8 mil em cada residência

 Os resultados de uma parceria inédita realizada em Limeira com caráter social e focada no aspecto habitacional foram apresentados na noite da última quarta-feira (24) na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Limeira. A parceria envolveu o Fundo Social de Limeira e a empresa CP Kelco – multinacional produtora de pectina, além do apoio da Secretaria Municipal de Habitação e do Ceprosom.

 A CP Kelco utilizou-se dos serviços da Habitat, um ONG com atuação em vários países, para desenvolver um projeto de pequenas reformas em 24 casas de cinco bairros com população mais vulnerável: Dom Oscar Romero, Abílio Pedro, Geada, José Cortez e Odécio Degan. O projeto beneficiou aproximadamente 100 pessoas, residentes nessas moradias. “É uma experiência belíssima e que deve servir de exemplo”, declarou o prefeito Mario Botion.

 As reformas resultaram principalmente em intervenções em banheiros e cozinhas dos imóveis, o que ocasionou uma transformação significativa nas casas e na vida das pessoas. Em média, foram gastos aproximadamente R$ 8 mil em cada residência. A empresa Toda Casa acabou se integrando ao projeto, e de forma voluntária fez a doação de pisos e azulejos para os imóveis.

 As casas receberam as reformas em apenas dois meses. As famílias foram selecionadas por meio de critérios técnicos, a partir do trabalho da Secretaria de Habitação, do Fundo Social e do Ceprosom. A Secretaria de Habitação ainda ofereceu assistência técnica com as reformas.

 Durante a apresentação do projeto, um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social exibiu depoimentos das pessoas após terem seus imóveis transformados. As falas demonstram um impacto social imenso na vida delas.

 Mario Vieira, diretor executivo da Habitat, destacou o resultado da parceria. “Houve uma colaboração muito grande da Prefeitura para que o trabalho fosse concluído”, observou. Diretor industrial da CP Kelco, Júlio César de Francischi, menciou o papel de responsabilidade social da empresa. “Nossa finalidade não é gerar emprego e lucro. Vejo como uma obrigação para a empresa auxiliar à comunidade”, observou.

 MULTIPLICAÇÃO

 A apresentação foi feita pela presidente do Fundo Social, Lígia Zampar, e teve um caráter também multiplicador do projeto da CP Kelco para o setor empresarial. Para tanto, estavam presentes dirigentes de entidades patronais do município. Renato Laranjeira, diretor titular da Ciesp, elogiou o trabalho. “É uma forma de transformar a vida de uma família com a união de todos”, declarou. José Mário Bozza Gazzetta, presidente da Acil, também fez elogios a ação. “É maravilhoso, traz de volta à dignidade para as pessoas”, citou.

 Além de Laranjeira e e Gazzetta, também estava presente o presidente do Sicomércio, Martin de Medeiros, além de Rogério Delmondi. Proprietário da Toda Casa e integrante do grupo Decore – que reúne lojistas do setor. Todos os dirigentes patronais afiançaram que vão levar a experiência para conhecimento de empresários de suas entidades.

 Botion elogiou os resultados da parceria. “Sem dúvida, esse é um caminho necessário para contribuir com a qualidade de vida das pessoas”, declarou.

 Também estavam presentes na reunião, a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, os secretários Tito Almirall (Desenvolvimento, Turismo e Inovação), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Marcela Siscão (Habitação), e a diretora da Pasta de Habitação, Adriana Meneghin, além de Roberto Gozzi, também diretor da CP Kelko. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários